Comprei minha prensa para sublimação e agora? | Publicaweb
Comprei minha prensa para sublimação e agora?
Home > Dicas

prensa-plana-03-300x229E agora? Que temperatura devo utilizar para o substrato que estou usando? Devo usar teflon na prensa? Essa são algumas dúvidas que algumas pessoas tem quando comprar esse tipo de equipamento, vamos então tentar sanar algumas dessas dúvidas.

COMO FUNCIONA UMA PRENSA TÉRMICA?

A prensa térmica é o equipamento responsável pela segunda parte do processo de sublimação, a termo-transferência. A função da prensa térmica é aquecer a plataforma e simultaneamente comprimir o papel contra o substrato para que a tinta contida nele se desprenda do papel e fixe no substrato.

Os modelos mais comuns de prensa térmica são: Prensa plana manual,Prensa Plana Pneumática e a Prensa com formato irregular.

A Prensa Plana Manual é o modelo mais comum, é fabricada em vários formatos e a prensagem é feita através de uma alavanca que sobe e desce o cabeçote quente que realiza o aquecimento do papel.

A Prensa Plana Pneumática normalmente é utilizada para prensar tecido como camisas e normalmente são as de formato maiores e são bem mais caras. No entanto basta você apertar o botão uma única vez e ela faz o restante, algumas são dotadas até de sucção para coletar o papel.

A prensa para sublimação de Formato Irregular utilizam moldes específicos para que o material encaixe perfeitamente. São normalmente utilizadas em canecas, pratos, bonés, bottons e canetas.

DE QUE É FORMADO UMA PRENSA?

São peças de quase todas as prensas térmicas:

• Controlador de tempo – Utilizada para configurar o tempo de prensagem. Hoje a grande maioria utiliza controlador digital, mas pode ser encontrado em algumas o controlador de tempo analógico;

• Controlador de temperatura – Utilizada para controlar a temperatura do cabeçote. Cada termostato utiliza um sensor para a área da temperatura que ele está controlando. As prensas pneumáticas que são as maiores podem utilizar vários controladores de temperatura, cada controlador para uma área do cabeçote.

• Superfície – Essa superfície é aquecida e pode ser plana ou irregular.

• Alavanca ou botão de acionamento pneumático- A alavanca serve para comprimir o material na superfície (cabeçote) ou no caso de prensa pneumática o botão aciona a parte pneumática para comprimir a superfície quente no substrato.

• Botão de voltagem – Serve para comutar a voltagem de 100v para 220v ou vice-verça. No caso das prensas pneumáticas maiores, normalmente você tem que optar entres as voltagens disponíveis no momento que você a compra.

O QUE PODE DAR ERRADO?

Problemas na prensa são bem difíceis de acontecer, com exceção da resistência que não dura para sempre pode queimar com a utilização como uma resistência de chuveiro por exemplo. Segue abaixo alguns problemas possíveis:

Resistência: Normalmente quando queima deve ser substituída, não tem concerto.

Termostato e controlador de tempo: Normalmente as prensas utilizam esse tipo de termostato conjugado com o temporizador, se um dos dois queimar também deve ser substituído, normalmente não tem concerto.

PORQUE DEVO UTILIZAR TEFLON?

Normalmente o teflon é utilizado para proteger o tecido da superfície aquecida (para não amarelar nem queimar o tecido). Pode ser colada na superfície quando a mesma não vem teflonada.

QUE TEMPERATURA DEVO UTILIZAR?

Vou colocar abaixo uma tabela informativa e deve ser considerada com um ponto de partida. Se você tiver problemas com a imagem transferida (baixa qualidade, cores fracas, imagem não sai completamente) você deve variar a temperatura e o tempo para mais ou para menos até atingir a configuração ideal. Observe também que certos problemas na sublimação são causados por outros motivos como manta desgastada, defeitos na prensa (especialmente se for um equipamento mais antigo), papel ou tinta incorretos para o tipo de produto ou resina de baixa qualidade (caso você mesmo tenha resinado seus produtos, especialmente chinelos). Para se obter a máxima qualidade na sublimação recomendamos sempre usar equipamentos novos e bem conservados, produtos próprios e já prontos para sublimação e as tintas e os papéis adequados para cada tipo de produto.

Copyright © 2004 / 2016 - Publicaweb Ink Máquinas | Todos os Direitos Reservados | Desenvolvimento: Building Publicidade