Papel para Sublimação: quais as diferenças e qual devo comprar
Papel para Sublimação: quais as diferenças e qual devo comprar?
Home > Dicas

Papel para Sublimação

Muitos são os de tipos papéis usados para imprimir com tinta sublimatica jato de tinta, mas os resultados finais são bem diferentes. A intenção desta postagem é estabelecer um comparativo e explicar estas diferenças.

Um das propriedades químicas fundamentais para que a tinta tenha fluidez nos micro dutos das cabeças de impressão e ter uma tensão superficial baixa.

A Tensão superficial é um efeito físico que ocorre na camada superficial de um líquido que leva a sua superfície a se comportar como uma membrana elástica. A água é um exemplo de tensão superficial alta, assim se colocarmos uma gota d’água sobre um vidro veremos uma bolha, mas se colocarmos uma gota de tinta sublimatica sobre o vidro veremos que rapidamente ela se espalha formando uma mancha circular. Ou seja, se colocarmos a aguá mais pura  no cartucho ela não vai fluir nos micro dutos das cabeças de impressão. Já a tinta tem uma grande carga de produtos sólidos dispersos em seu meio mesmo assim flui mas cabeças sem causar problemas.

Por ter a propriedade de tensão superficial baixa é que as tintas para jato de tintas em geral necessitam de papeis com algum tipo de tratamento, pois elas penetram nas fibras do papel tipo sulfite, que é muito absorvente.

No caso da sublimação não é diferente, necessitamos de um papel tratado, ou resinado, que tem a propriedade de manter a tinta em sua superfície para posteriormente na transferência ter o maior aproveitamento da tinta.

De modo geral os usuários estão fazendo uso de 4 tipos de papel para sublimação: Sulfite, Monolúcido, papel Matte acetinado para jato de tinta e papel para sublimação resinado especifico para sublimação.

Os Papeis sulfite e Monolúcido são muito parecidos, apenas se diferenciam pelo fato de o monolúcido ter uma lado polido e menos poroso, mas isso não é suficiente para ‘segurar’ a tinta  inkjet na superfície. O monolúcido é indicado para sublimação com tintas sublimaticas offset e serigráficas que tem uma consistência pastosa.

Papel para sublimação Matte é para uso convencional em jato de tinta e tem um tratamento para se obter cores mais intensas, está entre o papel sulfite e o papel fotográfico, porém está vendo vendido como papel Sublimatico, e quem compra leva gato por lebre.

O mais indicado é o papel para sublimação resinado, pois foi desenvolvido para esta finalidade especifica. Ele mantém uma grande porcentagem dos sólidos (corantes sublimaticos) sob a superfície e que posteriormente na transferência darão cores intensas, um preto mais brilhante e também não vai grudar em alguns tipos de materiais resinados

Copyright © 2004 / 2016 - Publicaweb Ink Máquinas | Todos os Direitos Reservados | Desenvolvimento: Building Publicidade