Por que a EPSON trabalha com tinta sublimatica e HP não? | Publicaweb
Por que a EPSON trabalha com tinta sublimatica e HP não?
Home > Dicas

Quais as diferenças entre as tecnologias adotadas nas cabeças de impressão Epson e HP? Porque não posso usar tintas sublimaticas nas impressoras HP? Porque as cabeças Epson são tão versáteis?

As impressoras jato de tintas são basicamente divididas em 2 tipos de tecnologia de cabeças de impressão: Bubble Jet e Peizo Eletricas. As HP, Canon, Lexmark usam cabeças Bubble Jet e as Epson cabeças Piezo Elétricas.

O sistema Bubble Jet aquece a tinta em frações de segundos fazendo com que parte dela evapore criando uma pressão que força a tinta a sair pelos micro orifícios da cabeça de impressão. O tipo de tinta usado por estas impressoras esta limitada as tintas corantes. As temperaturas aplicadas nas cabeças das HP chegam a 500C em 20 milisegundos e os corantes sublimaticos cristalizam pela ação do calor danificando permanentemente as cabeças

Assista este video para compreender melhor: http://www.youtube.com/watch?v=V_RW4iD-3k0&feature=related

Já a Epson optou pela tecnologia Piezo Elétrica. Neste sistema uma micro palheta de cerâmica se deforma quando aplicado uma tensão elétrica e “empurra” a tinta mecanicamente. Este sistema é muito mais versátil, pois além de “bombear” a tinta com força suficiente para sugar-las dos reservatórios do bulk ink, controla o tamanho das gotas dando maior resoluçao as imagens e também não interferem nas condições quimicas das tintas.

Assista este video para compreender melhor: http://www.youtube.com/watch?v=EkwCUqeQpbY&feature=related

A Epson permite utilizar diversas formulações de tintas, pode-se usar: corantes, pigmentadas e sublimaticas

Corante: são moléculas coloridas solúveis no meio base da tinta que formam uma solução verdadeira, completamente homogênea e estável. São bastante econômicas, mas desbotam com a ação da luz UV, oxida com o ar e também não são a prova d’água. Suas cores são intensas (tons quentes) e vibrantes.

Pigmentada: são partículas coloridas insolúveis que são dispersas, usualmente por meio de aditivos e moagem, de forma a permanecerem em uma suspensão estabilizada e quase homogênea. São altamente duráveis e quando utilizadas em papéis de boa qualidade chegam a ser superior a 70 anos. Devido a seu alto grau de resistência a água, também é utilizada em papéis transfer para estampar camisetas 100% algodão.

Sublimaticas: são corantes dispersos em solução que tem a propriedade de passar do estado sólido para gasoso quando submetidos as altas temperaturas no momento da transferência. As estampas são transferidas de um papel previamente impresso e estes gases penetram mas vibras dos tecidos sintéticos (100 % poliéster) que são tingidos permanentemente. O transfer Sublimatico é aplicado em tecido 100% poliester geralmente utilizado em camisas esportivas, abadás, roupas íntimas, maiôs, biquínis, banners e moda em geral e outros produtos especiais para personalização como: canecas de cerâmica, azulejos, chapas de metal, etc… , hoje muito populares e conhecidos como fotoprodutos.

Copyright © 2004 / 2016 - Publicaweb Ink Máquinas | Todos os Direitos Reservados | Desenvolvimento: Building Publicidade