Mitos e verdades sobre recarga de cartucho
Verdade ou Mito a Respeito de Cartucho Reciclado jato de Tinta e Toner
Home > Dicas

Cartuchos-hp-modelos-300x284

1) A recarga do cartuchos danifica a impressora? O cartucho remanufaturado pode danificar a minha impressora?

A reciclagem ou cartucho remanufaturado não danifica a sua impressora, quando feitos dentro de procedimento industrial e com insumos de qualidade.
A péssima impressão que alguns clientes tem deve-se ao fato de terem utilizado as denominadas “ recargas” feitas manualmente e/ou com equipamentos inadequados. Este é o grande risco que o Cliente tem ao procurar somente preço. Ao optar pela reciclagem deve-se levar em conta o processo, a qualidade e a idoneidade da empresa recicladora.

2) Qual a durabilidade do cartucho reciclado? É a mesma do original?

A qualidade e a durabilidade deve ser a mesma do original, quando a reciclagem for feita por empresa que utilize tecnologia e insumos de qualidade.
Em alguns modelos (linha econômica) a reciclagem da PUBLICAWEB é feita com o máximo de volume do cartucho, o que permite uma durabilidade superior ao do original. Verifique na Loja Tinta e Toner quais são estes modelos e compare a capacidade do origina e da nossa reciclagem.

3) O cartucho pode estourar ou vazar na impressora?

Os cartuchos PUBLICAWEB não correm este risco, pois são feitos através de processo industrial. Neste processo o cartucho passa pelo processo de pressurização o que não permite o estouro ou vazamentos.
No processo de industrialização da PUBLICAWEB o cartucho é reciclado da mesma forma como foi originalmente produzido, sem processos agressivos, furos, seringas ou tampões.

4) O cartucho reciclado estraga a cabeça da impressora?

Nas impressoras, que possuem cabeça de impressão separada do cartucho, o entupimento é causado pela falta de manutenção e principalmente por se deixar a impressora sem o cartucho.Sem o cartucho os orifícios (microscópicos) da cabeça de impressão, tendem a ressecar provocando o entupimento. Isto pode acontecer com o uso de qualquer cartucho, seja novo ou reciclado.

5) Qual a garantia dos cartuchos PUBLICAWEB ?

A garantia é de 90 dias, conforme o Código de Defesa do Consumidor, para defeitos de fabricação. Esta garantia cobre exclusivamente os serviços de reciclagem realizados. A data de validade dos cartuchos é de doze meses a contar da data de fabricação.

6) O cartucho reciclado pode dar defeito? Que tipo de defeito?

Assim como os cartuchos novos, os reciclados também podem apresentar defeito, por isto a PUBLICAWEB oferece garantia dos seus produtos.
O defeito mais comum nos cartuchos com cabeça de impressão é o entupimento ou a queima do circuito.
- O entupimento pode ocorrer se a impressora ficar inativa por longos períodos.
- A queima do circuito pode ocorrer pelo desgaste do próprio uso, por uma oscilação de energia ou pelo simples fato de ligar ou desligar a impressora. Este circuito é comparado a uma lâmpada elétrica que pode queimar pelo desgaste a qualquer momento.

O cartucho com circuito queimado não tem reparo. O cartucho entupido pode ser recuperado ou não, dependendo do grau deste entupimento.

7) Por que o cartucho começou a imprimir com um risco branco no meio das letras?

Este é um defeito de cartucho que queimou parte do filamento, ou entupiu um dos orifícios da cabeça de impressão. Deve ser feito o processo de limpeza do cartucho conforme o manual da impressora. Persistindo o problema o cartucho deverá ser substituído.

8) Ao imprimir o cartucho está deixando uma marca fina, parece um cabelo, no meio da impressão?

Este defeito não é problema do cartucho e sim da impressora, que está suja. Para resolver ele deve ser limpa por empresa especializada. ( Se você colocar um cartucho novo/original o problema irá persistir!)

9) Ao imprimir quadros, tabelas, linhas e gráficos as linhas ficam tortas, ou seja sem alinhamento?

Este defeito é provocado pela falta de alinhamento do cartucho.

De acordo com os manuais das impressoras a jato de tinta, ao colocar um novo cartucho deve ser feita a limpeza e o alinhamento do mesmo.

10) Uma das cores do cartucho colorido não funciona. Por quê?

Da mesma forma que o cartucho preto, o cartucho colorido também possui um circuito eletrônico que pode queimar a qualquer momento. No caso cada parte do circuito irá comandar (aquecer) uma cor, queimando ele deixará de imprimir uma ou cor ou parte dela.

11) Quando o cartucho é colocado na impressora ela fica piscando com o carro de impressão parado!

Possivelmente não foi retirada a fita azul (retire), ou o circuito foi tocado com as mãos, fazendo a impressora não reconhecer o cartucho e ficar piscando.
A solução é retirar a fita azul, ou limpar o cartucho. Caso o problema persista deve ser substituído o cartucho.

12) Quanto vale o meu cartucho vazio?

Seu cartucho vazio tem um grande valor, pois representa uma grande economia ao ser reciclado. Por isto, sugerimos, que não faça a venda dele para terceiros.

Guarde-o armazenando com cuidado e utilize-o para uma nova reciclagem.

Se você jogá-lo no lixo estará agredindo a natureza!

Se você faz venda para terceiros estará alimentando o mercado da ilegalidade. Lamentavelmente existe todo um mercado clandestino que irá utilizar este vasilhame para a falsificação.

Muitas vezes o Cliente alega que ” somente utiliza original” mas possivelmente ele está adquirindo o famoso “original falsificado”, que foi ” produzido” através da venda deste vasilhame.

13) O que é um cartucho remanufaturado?

É um cartucho original que foi reciclado industrialmente, passando por processos de limpeza, testes eletrônicos, lavagem interna, reabastecimento e teste final de qualidade.

Ele deve ter embalagem adequada, proteção interna, e especificações de uso, além de garantia de qualidade.A sua durabilidade e qualidade deve ser idêntica a de um cartucho original novo.

14) Quais as vantagens de utilizar cartuchos reciclados?

São diversas vantagens, mas podemos destacar :
Economia, pois o valor da reciclagem chega a representar até um terço do custo de um cartucho novo.
Ecologia, pois com a reciclagem estamos preservando a natureza.
Social, os cartuchos reciclados são produzidos no país, gerando emprego, divisas e impostos, enquanto que os novos originais são importados.

CARTUCHOS DE TONER

1) Pode danificar a impressora ou copiadora?

Não existe esta possibilidade. São mecanismos separados e independentes.
Esta afirmação é sempre feita por técnicos ou vendedores de suprimentos originais novos, mas não tem fundamento técnico.

Se esta afirmação fosse verdadeira, os próprios fabricantes não fariam campanhas para retorno dos vasilhames vazios. Isto porque estes vasilhames são reciclados e vendidos como novos. Veja nas embalagens de diversas marcas as citações sobre a utilização de peças e componentes reciclados.

2) O técnico da minha impressora ou copiadora disse que cartucho reciclado estraga a impressora, ou suja a impressora. É verdade?

Não tem fundamento esta afirmação.
Quanto a “ sujar” a impressora ou copiadora todos os cartuchos deixam resíduos de pó, pois o toner é um pó em suspensão. Tanto o cartucho novo ou reciclado irá deixar resíduos de toner dentro do equipamento, por isto o mesmo requer uma manutenção periódica.

3) O Técnico falou que se eu usar cartucho reciclado a máquina vai perder a garantia?

Esta afirmação não tem fundamento e é considerada como abuso de poder econômico pelo CADE , sendo tratado como “ venda casada” por isto passiva de punição. É por estas afirmações que diversas marcas respondem a processos por abuso de poder econômico.

Você é dono do equipamento e pode utilizar os insumos que lhe convier. Seria a mesma coisa que você adquirir um veículo da marca X e ser obrigado a usar gasolina ou óleo da mesma marca X.

4) O Técnico disse que a máquina parou de funcionar porque estamos usando cartuchos reciclados.

Outra mentira. Alguns Clientes, já experientes, costumam colocar o cartucho novo somente no momento de chamar o técnico, e após o conserto retornam com o cartucho reciclado. Se chamarem o técnico com o cartucho reciclado, com certeza ele irá afirmar que o problema é o cartucho.

Faça este teste e confirme !

Suspeite da capacidade técnica do profissional que faz estas afirmações. Geralmente falta-lhe capacidade técnica para detectar o defeito, sendo ” mais fácil” colocar a culpa no cartucho!

Procure a Loja PUBLICAWEB mais próxima para a sua orientação. Nosso objetivo é que todas as nossas Lojas ofereçam manutenção para todas impressoras e copiadoras, o que evitará estes aborrecimentos para você Consumidor.

Sempre que o técnico afirmar que o problema é com o cartucho reciclado, peça a ele que faça a afirmação por escrito, colocando seu nome, empresa, endereço e assinando.

5) Sou obrigado a devolver o cartucho vazio quando compro um novo?

Não é ! Este procedimento também é considerado como abuso contra o direito do consumidor.

Esta exigência somente pode ser legal se for como uma condição da compra, ou seja, fornecimento feito à base de troca.

Estas ” empresas” que exigem o vazio certamente irão fazer a reciclagem para vender o cartucho novamente para você. Porém irão vender e cobrá-lo como um NOVO CARTUCHO e não ao preço de um reciclado.

Não devolva e nem venda seu vasilhame. Ele tem valor para a sua reciclagem. Esta é a atitude que chamamos de corretamente ecológica!

Copyright © 2004 / 2016 - Publicaweb Ink Máquinas | Todos os Direitos Reservados | Desenvolvimento: Building Publicidade